Manutenção Industrial

Image 1

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva consiste na aplicação de um programa regular de inspeção, ajustes, limpeza, lubrificação, troca de peças, calibração e reparo de componentes e equipamentos.

Image 2

Manutenção Correctiva

Nas instalações industriais a utilização deste método esta limitada a equipamentos em que a conseqüência da falha seja responsável pela paralisação do processo produtivo.

Image 3

Manutenção Produtiva (Proactiva)

Neste método a manutenção deve atuar em todos os estágios da vida de um equipamento, podendo ser aplicado em conjunto com os métodos anteriores.

Conceitos actuais de manutenção

Redução de custos
A identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria da qualidade de produto mostrou a necessidade de maior atenção para as atividades de manutenção. Para alcançar os novos objetivos foram necessárias reestruturações da função manutenção e o investimento em tecnologias preventivas e técnicas proativas.
Produção e competitividade
A manutenção da empresa moderna tem como finalidade garantir a sua capacidade de produção e competitividade. A simples mudança de nomes para os departamentos não garante os resultados. A implantação da reestruturação deve alterar as regras de trabalho, através de uma organização dinâmica, que garanta um processo contínuo de evolução.
Os cinco pilares da manutenção
Os factores em que consistem os procedimentos de administração da manutenção são:

- Maximização da Eficiência dos Equipamentos
- Envolvimento dos Operadores nas tarefas diárias da Manutenção
- Implementação da eficiência da Manutenção
- Treino permanente para melhoria do desempenho
- Fortalecimento da prevenção